Experiência Somática: que método é esse?

Depois de observar os animais selvagens, o Dr. Peter Levine na busca pela cura do trauma, desenvolveu o método Somatic Experiencing®, na tradução para o português, Experiência Somática.

Levine percebeu que embora os animais sejam diariamente ameaçados, não ficam traumatizados. Isso se deve ao fato de utilizarem mecanismos para descarregar os altos níveis de energia que foram ativados no sistema nervoso, depois de viverem momentos de perigo.

Os seres humanos também são capazes de agir dessa maneira. Porém essa ação muitas vezes é inibida pelo nosso cérebro, fazendo com que não aconteça a descarga dessa energia. É assim que a pessoa volta a vivenciar o momento ameaçador e sentir os sintomas daquela experiência. O método da Experiência Somática ajuda que essa descarga ocorra de maneira monitorada e gradual, ao mesmo tempo em que torna o sistema nervoso da pessoa mais resiliente as situações de medo intenso. É uma forma de restaurar o equilíbrio e retomar a vida.

Leia Mais

O que é trauma? Ele tem cura?

O trauma causa reações tanto físicas como emocionais nas pessoas. É um aprisionamento a fatos dolorosos e que insistem em incomodar. A boa notícia, é que existe sim a cura.

A palavra “trauma”, segundo a semântica, vem do grego trauma, cujo significado é “ferida”. A medicina reconhece diversos significados, nos quais todos estão ligados a acontecimentos que não foram planejados e indesejáveis, produzindo reações negativas nos indivíduos.  O trauma forma um conjunto de perturbações que causam dor física e emocional. Não propriamente do acontecimento em si, mas da incapacidade de se libertar da energia daquele fato, fazendo permanecer dentro das pessoas à experiência dolorosa.

É possível sim se curar do trauma. Cada pessoa tem seu próprio ritmo, podendo levar dias, meses ou até anos. Para auxiliar nessa recuperação um trabalho terapêutico é bem-vindo. Escolha um profissional especialista em trauma, que transmita seriedade, respeito e compreensão.

Leia Mais
Traduzir »